Água com Ozônio é tão eficaz quanto o álcool em gel

June 17, 2020

 

De acordo com um estudo feito no ano de 2009 com água ozonizada nas torneiras, a água com ozônio desinfeta tão bem quanto o álcool em gel.

Com o avanço da pandemia COVID-19, vírus qual foi considerado epidêmico em Fevereiro de 2020, se tornou cada vez mais necessária a higienização das mãos como forma de prevenção.

O simples fato de lavar as mãos previne a transmissão de diversos microrganismos, e nisso o ozônio (O³), por ter um alto poder sanitizante, entra em ação. O gás pode ser produzido através do uso de geradores de ozônio e ser introduzido em reservatórios de água e disponibilizado em torneiras, após sua utilização e reação com os microrganismos, o ozônio se transforma em oxigênio sem resíduos ou efeitos colaterais por sua utilização.

 

A National Library of Medicine - National Center for Biotechnology Information, publicou em agosto de 2019 um estudo comparativo entre o álcool em gel e a água ozonizada, bem antes da pandemia do COVID-19. A pesquisa teve origem a partir de um incidente ocorrido em Bergen, Noruega em 2004, onde houve uma infecção generalizada de giárdia que atingiu centenas de pessoas.

 

O método utilizado no estudo comparativo envolveu 30 estudantes de enfermagem. As mãos dos voluntários foram contaminadas artificialmente com Escherichia coli (ATCC 25922), e posteriormente higienizadas com água ozonizada das torneiras com concentração entre 0,8 e 4 ppm (partes por milhão) ou 3ml de álcool em gel 85%.

Após a higienização foram coletadas amostras das mãos dos voluntários para análise, e as unidades formadoras de colônia (ufc) foram contadas. A contagem bacteriana média nas duas mãos combinadas foram de 1017 após o uso de água ozonizada, e 2337 após a desinfecção por álcool em gel. Além disso, 20% dos participantes do estudo apresentaram algum tipo de efeito colateral com o uso do álcool em gel, enquanto isso nenhuma ação adversa foi encontrada com o uso da água ozonizada.

 

O estudo, assim comprova que a água ozonizada é eficaz na descontaminação das mãos por E. coli e pode ser utilizada como alternativa aos desinfetantes para mãos como o álcool em gel tradicional.

 

Fonte: National Library of Medicine - National Center for Biotechnology Information

Please reload

Posts Em Destaque

Por que é preciso beber Água Alcalina?

June 28, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Av. Alfredo Baltazar da Silveira, 550/205

Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro (novo endereço)

Telefones21 2437 2733 /        21 96417 8354       

Redes Sociais